Décima edição do Festival do Chocolate e Cacau é realizada em Ilhéus até domingo (22)



 A décima edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau é realizada até o domingo (22), na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. O evento foi aberto na noite de quinta-feira (18), e reúne cerca de 120 expositores. A entrada é gratuita.
No festival, serão apresentados mais de 40 marcas de chocolate da região, famosa pela produção de chocolate, além de produtos da agricultura familiar, feitos por cooperativas, associações e assentamentos.
A expectativa da organização é que 69 mil pessoas passem pelo festival até o domingo. O evento inclui também o VI Fórum Brasileiro do Cacau, que conta com painéis de palestrantes nacionais e internacionais discutindo as tendências do mundo do chocolate.
Durante o festival, também será realizada a Feira do Chocolate, que promove workshops e cursos de gastronomia com receitas à base de chocolate. Entre os palestrantes estão Zilma Helena, Olívia Fernandes, Alessandra Marino, Abner Ivan e Lucas Corazza. A participação nos cursos é paga. Os interessados podem consultar os valores e mais detalhes no site do evento.
Um curso de como fazer chocolate, da amêndoa do cacau à barra, será ministrado por especialistas, como a francesa Chloé Doutre, a venezuelana Maria Fernanda Di Giacobbe e a paulista Luisa Abram. Para as crianças, foi montado o espaço Cozinha Kids, com recreações e minicursos com duração média de 30 minutos.

Rota do Chocolate

A nova atração turística foi instalada na rodovia entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca. A rota permitirá ao visitante conhecer o processo produtivo do chocolate, desde visitas à lavoura de cacau até a secagem e seleção das amêndoas que serão processadas. Em algumas fazendas e fábricas instaladas no roteiro também será possível ver a transformação da matéria-prima em chocolate de qualidade.
Os passeios serão oferecidos por empresas de receptivo turístico presentes no estande da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), com preço médio de R$ 50. Alguns pacotes um pouco mais caros incluem café da manhã e/ou almoço. Neste período do Festival do Chocolate, três fazendas estarão abertas para visitação.

0 Comentários