Viciados em chocolate estão fazendo a demanda por cacau disparar no mundo


Viciados em chocolate estão fazendo a demanda por cacau disparar no mundo



SANTIAGO - O apetite insaciável dos viciados em chocolate aumentou a demanda pelo cacau, matéria-prima do doce. Um sinal disso é o avanço no processamento da semente da fruta. Na Europa, esse procedimento saltou para o patamar mais alto desde 2011, após uma alta de 2,7% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Na Ásia, a fome por chocolate fez o indicador avançar 3,7%, enquanto na América do Norte a data surpreendeu, subindo 2,5%, quando a previsão era de queda. Juntas, as três regiões representam as principais áreas de moagem de cacau.

A alta demanda por manteiga de cacau, um ingrediente-chave no chocolate, e os preços relativamente baixos do cacau fizeram com que uma medida de lucratividade do processamento ficasse em seu patamar mais alto em mais de uma década.
Na América do Norte, o processamento foi o maior para o trimestre desde 2014, e os dados da Ásia são os maiores desde 2012, segundo números da Associação Nacional de Fabricantes de Confeitos e da Associação de Cacau da Ásia, compilados pela Bloomberg. Globalmente, o processamento de cacau saltou 4% no mesmo período, estima a Marex.

Apesar de a demanda continuar forte, os especuladores estão apostando na queda dos preços, já que as entregas de cacau nos portos sugerem uma safra grande.
Temos demanda forte e boas safras — avaliou Jonathan Parkman, cotitular de agricultura da corretora de commodities Marex Spectron Group.

1 Comentários