Definição Chocolate

chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central 


A partir dos Descobrimentos, foi levado para a Europa, onde se popularizou, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII. 
Contudo, devido às necessidades climáticas para o cultivo do cacau, não é possível o seu plantio na Europa e por isso as colonias americanas de clima tropical úmido continuaram a fornecer a matéria-prima. Atualmente os maiores produtores estão na África Ocidental. 
O chocolate, tal como é consumido hoje, é resultado de sucessivos aprimoramentos realizados desde o início da colonização da América 
O produto era consumido pelos nativos na forma de uma bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza. Os europeus passaram a adoçar e a misturar especiarias para adequá-lo ao seu gosto. Com o desenvolvimento dos processos industriais e técnicas culinárias, surgiu o chocolate com leite e depois na forma de um sólido.  


Atualmente, é encontrado em diferentes formas que vão desde o sólido, como o chocolate em pó, as barras, os ovos e os bombons, e líquido, como achocolatado ou chocolate quente. Além de ser consumido puro, é também ingrediente de um grande número de alimentos como bolos (tortasbiscoitos, etc.), moussessorvetes e outros doces. 
Paralelamente, o chocolate passou a ser associado a determinadas festividades, como por exemplo a Páscoa 

Além disso, com as descobertas científicas, foram conhecidas algumas propriedades que o relaciona, especialmente na versão amarga, à saúde humana.  
Contudo, o mesmo não se aplica a diversos animais domésticos, para os quais pode chegar a ser tóxico.

Créditos: Wikipédia

3 Comentários

  1. Ai como eu amo! Adorei o blog, vou seguir pra não perder nada :))

    ResponderExcluir
  2. Menina, verdadeira tortura pra pessoa que é chocólatra assumida ler este post! Costumo sempre dizer que chocolate é prova da misericórdia divina para com a gente! rs

    ResponderExcluir
  3. Eu amo chocolate. Sou uma viciada mesmo kkk

    ResponderExcluir